quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Lançamento do Portal Eco.Nomia

9h00
Dia 21 de outubro
Auditório da EDP
Av. 24 de julho

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside ao lançamento do Portal Eco.Nomia.
Numa era em que consumimos mais recursos do que o planeta consegue produzir, surge a necessidade de se criar um modelo de economia circular por oposição ao atual modelo linear, que consiste na extração de matéria-prima, produção, uso e descarte dos produtos como resíduos.
Através do modelo circular todos os resíduos se tornam rentáveis, na medida em que o conceito de fim-de-vida de um produto é substituído por um fluxo circular de reutilização, restauração e renovação.
Esta nova abordagem, assente numa economia de baixo carbono, tem implicações diretas no ambiente, pela poupança de água, energia e diminuição de resíduos. Paralelamente, os seus benefícios estendem-se ao contexto económico e social, pela criação de novos postos de trabalho, redução de custos para os consumidores e pela possibilidade de criar novas relações entre empresas, com base em novos modelos de negócio. 
O Portal Eco.Nomia (www.eco.nomia.pt) foi desenvolvido com o intuito de ser uma plataforma agregadora de todas as boas práticas de “eco.nomia” nos diversos sectores de atividade, a nível nacional e internacional, servindo os cidadãos em geral e os setores económicos.
Assim, pretende-se que este portal sirva como ponto de referência para os cidadãos em geral, elucidando sobre o conceito de economia circular e ajudando-os a fazer as escolhas mais adequadas, quer em termos de comportamento, quer na aquisição de produtos.
No que concerne aos setores económicos, esta plataforma irá servir como repositório de tudo o que de melhor se faz em cada área, servindo de inspiração para a mudança de processos, tecnologia, matéria-prima ou cooperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário